ÚLTIMAS
recent

Fuga em Tikrit, crise no Estado Islâmico faz milhares fugirem

Os deslocados estão indo para a cidade de Samarra, a ONU disse, mas muitas famílias estão presos em postos de controle.
A operação militar para retomar a cidade iraquiana de Tikrit do Estado Islâmico (IS) militantes fez cerca de 28.000 pessoas a fugir de suas casas, segundo a ONU.

Os deslocados estão indo para a cidade de Samarra, a ONU disse, mas muitas famílias estão presos em postos de controle.

Comboios de ajuda que transportam suprimentos de emergência estão sendo enviados para a área por agências da ONU para ajudar os atingidos.

A operação para retomar Tikrit está agora em seu quarto dia.

A força de cerca de 30.000 soldados do governo iraquiano e as milícias xiitas apoiados pelo Irã está tentando cercar É lutadores antes assalto a cidade, diz Médio Oriente o correspondente da BBC Jim Muir.

Mas o avanço é lento devido a bombas e armadilhas plantadas pelos militantes desde que eles invadiram a cidade desde junho passado, acrescenta.

Jatos iraquianos e helicópteros estão a apoiar as tropas terrestres, mas as aeronaves da coalizão liderada pelos Estados Unidos não estão envolvidos.

Militantes também atearam fogo em poços de petróleo fora da cidade na quinta-feira, disseram autoridades, criando nuvens de fumaça em uma aparente tentativa de obscurecer alvos de ataques aéreos.

Mas, como a luta continua, as preocupações para a população civil estão crescendo.

A declaração da ONU disse: "As operações militares e em torno de Tikrit ter precipitado deslocamento de um número estimado de 28 mil pessoas para Samarra.

"Relatórios de campo indicam que os deslocamentos adicionais estão em andamento e que ainda mais famílias permanecem presos em postos de controle."

As organizações da Casa Branca e de direitos humanos também advertiu contra o perigo de represálias sectárias pelas milícias xiitas na área de maioria sunita.

No ano passado, centenas de soldados xiitas lá foram massacrados por militantes sunitas.

Na quarta-feira, uma fonte do exército iraquiano disse à BBC que as forças do governo haviam tomado o controle da aldeia de al-Maibdi, na estrada entre Tikrit e cidade curda-controlada de Kirkuk, bem como as próximas Ajil e Alas campos petrolíferos.

A estrada era uma importante rota de abastecimento para IS entre Salahuddin e Diyala províncias, disse a fonte.

Outro funcionário disse Todos Iraque News que as aldeias de Siha e Mazraat al-Rahim, apenas para o norte de Tikrit, no distrito de al-Alam, também havia sido retomado.

No entanto, os soldados e milicianos não infringiram É defesas ao redor de Tikrit e al-Dour, a 19 km da cidade (12 milhas) ao sul, que as autoridades dizem que é outro reduto do grupo jihadista.

Tikrit, a cidade natal do ex-presidente Saddam Hussein, é um alvo chave para o governo iraquiano se quiser retomar Mosul, segunda maior cidade do Iraque, que também foi apreendido pela IS no ano passado.
Fonte: BBC
Anônimo

Anônimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomerando - Agregador de conteúdo Tudo juntos e misturados - Agregador de links Linkicha Está no seu momento de descanso né? 

Entao clique aqui! 4Blogs - Agregador de conteúdo 250x250 Agregador de Links - Madruga Links Googlulinks Selo 2 Top Links Agregador MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Linkado - Agregador de 

conteudo
Voltar ao Topo
Dicas Barroso. Tecnologia do Blogger.