ÚLTIMAS
recent

"Racismo segue entre nós", diz Obama em celebração de marcha por direitos civis.

O racismo "ainda lança sua longa sombra sobre nós, ele segue entre nós", disse o primeiro presidente negro dos EUA, neste sábado (7).
Há exatamente 50 anos polícia reprimia centenas de manifestantes que exigiam direitos iguais nos Estados Unidos.

O racismo "ainda lança sua longa sombra sobre nós, ele segue entre nós", disse o primeiro presidente negro dos EUA, neste sábado (7). Barack Obama foi a principal figura a discursar nas celebrações do 50º aniversário do episódio que ficou conhecido como "Domingo Sangrento", quando, em 7 de março de 1965, centenas de pessoas protestaram contra a morte do ativista negro Jimmie Lee Jackson e acabaram sendo violentamente reprimidas pelas forças policiais.

Presidente dos EUA durante discurso na ponte onde policiais iniciaram repressão a manifestantes.

O ato foi o primeiro daquela que ficou conhecida como a Marcha de Selma a Montgomery, que acabou sendo responsável por pressionar as autoridades a criarem a Lei dos Direitos ao Voto, segundo a qual todos os cidadãos do país, incluindo afro-americanos e mulheres, passaram a participar do processo eleitoral nos EUA, algo até então proibido.

No discurso, que ocorreu simbolicamente na Ponte Edmund Pettus de Selma, onde a violência contra os manifestantes começou, Barack Obama elogiou as figuras de uma era dos direitos civis que ele era jovem demais para conhecer, chamando-os de "guerreiros da justiça", responsáveis por "colocar a América mais próxima à uma união mais perfeita".

"Muito de nossa turbulenta história – a mancha da escravidão e a angústia da guerra civil, o jugo da segregação e da tirania de Jim Crow, a morte de quatro meninas em Birmingham e o sonho de um pregador batista – se reuniram nesta ponte", discursou o presidente. "Não foi um choque de exércitos, mas um choque de vontades, uma competição para determinar o significado da América."

Fonte: UltimoSegundo
Anônimo

Anônimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aglomerando - Agregador de conteúdo Tudo juntos e misturados - Agregador de links Linkicha Está no seu momento de descanso né? 

Entao clique aqui! 4Blogs - Agregador de conteúdo 250x250 Agregador de Links - Madruga Links Googlulinks Selo 2 Top Links Agregador MeusLinks.com - Informação e conteúdo todos os dias para você! Linkado - Agregador de 

conteudo
Voltar ao Topo
Dicas Barroso. Tecnologia do Blogger.